Bom, todos sabemos que nem tudo que parece verdade é verdade. Mas o ser humano tem a incrível capacidade de enganar a si mesmo. É como uma mosca tentando passar pelo vidro da janela. Ela já percebeu que não dá para passar por ali, mas continua se debatendo, como quem fosse quebrar a barreira invisível. Ou seja, é um processo de auto-enganação que o reino animal demonstra em variadas facetas.
Uma dessas facetas é em relação ao trabalho. É comum pensar que só vence na vida quem trabalha muito. Seja na escola ou na vida profissional, temos vários exemplos de pessoas que continuam se enganando achando que o trabalho árduo e pesado irá levá-las ao sucesso. No entanto, todos sabemos que isso não é verdade.
Trabalho árduo qualquer um faz. Os antigos escravos (e os atuais também!) trabalhavam feito condenados. E o que ganharam? Algumas chicotadas por algum momento de ócio. No entanto, os índios eram folgadinhos. E o que ganharam? Liberdade! Está bem que Celso Furtado está se revirando no túmulo por isso, mas convenhamos que os obedientes africanos sofreram mais que os indolentes indígenas.
Daí virá algum amigo meu dizer "Deus ajuda quem trabalha"! É mais um processo de auto-enganação querer acreditar em ditados populares apanacados. Já é tempo de saber que religião e ditados não formam uma boa combinação. Prova viva disso está no não menos apanacado ditado "a voz de Deus é a voz do povo". Ora, Amin foi aclamado pelo povo em Uganda. Não obstante, foi um ditador cruel. No Brasil, o mesmo se repetiria com
Mas você, ingênuo leitor, deve estar se perguntando: "O que nos leva ao sucesso, então?". Bom, basta olharmos ao passado. Como é de conhecimento geral, o berço do conhecimento ocidental encontra-se na cultura grega antiga. Retomando o pensamento grego, podemos identificar que o ócio era a atividade dos intelectuais e dos abastados. Refletindo com um mínimo de inteligência sobre isso, percebemos que não basta trabalhar. Trabalhar pode ser totalmente em vão, se não fizermos da maneira certa. E acreditar misticamente que o trabalho leva ao sucesso é um dos piores processos de auto-enganação, pois é uma forma honesta de se enganar, levando as pessoas a pensarem que estão se enganando por uma boa causa. O segredo do sucesso, contudo, está no ócio, em pensar antes de agir, em poupar energias para o momento oportuno e atacar a oportunidade na hora certa.
O ócio como segredo do sucesso fica claro ao sentirmos a epifania desse esclarecedor momento!
Portanto, deixem os mitos para trás e locupletem o ócio! E locupletem algumas citações de relevância a seguir:
“A verdadeira finalidade de toda a vida humana é a diversão”
G.K. Chesterton
"O trabalho deveria existir em função de viver. Não vivemos para trabalhar. Esta mudança em nossa percepção é necessária"
Matthew Fox